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Unidades

Esta página descreve as unidades de Rising Lands.

O manual do jogo até define algumas categorias, mas eu prefiro dividí-las em:

  • Civis: Colono e unidades do Santuário;
  • Infantaria: unidades da Caserna;
  • Cavalaria: unidades do Circo;
  • Mecânicas: unidades da Oficina;
  • Aéreas: unidades do Heliporto; e
  • Especiais: Mensageiro e Druida;
  • Criaturas das Sombras.

Contents
  1. Civis
    1. Colono
    2. Fazendeiro
    3. Mecânico
    4. Construtor
  2. Infantaria
    1. Soldado
    2. Incendiário
    3. Arqueiro
    4. Capitão
  3. Cavalaria
    1. Dell’Orso
    2. Rhino
  4. Mecânicas
    1. Speeder
    2. Bunker
    3. Ceifeiro
    4. Bombardeiro
    5. Sun
  5. Aéreas
    1. Balão
    2. Helicóptero
  6. Especiais
    1. Mensageiro
    2. Druida
  7. Criaturas das Sombras
    1. Raptor
    2. Bukka
    3. Lançador
    4. Esmagador
    5. Estalador

Civis

As unidades civis formam a base econômica para o crescimento do clã, e são responsáveis acúmulo de recursos necessários para treinamento de novas unidades e expansão de suas bases. Contudo, por serem unidades desarmadas (e frágeis), devem ser constantemente protegidas por outras unidades militares.

Colono

Colono

COLONIZADOR

  • Unidade Civil
  • Custo: Comida: 5
  • Visão: 5/10
  • Ferramentas: nenhuma (talvez uma vassoura…)
  • Papel: ocupar edifícios, ser treinado.
  • Recrutamento: Cultura

A VIDA DE UM COLONIZADOR

Um itinerante, o Colonizador aguarda até ser recrutado. Indolente e preguiçoso por natureza, ele gosta acima de tudo de deitar em sua rede embaixo do sol e tirar uma longa soneca. Após ser tratado com indulgência pelo recrutador, ele acha difícil se encaixar na sua nova posição. Suas opções: treinamento, ou se tornar um zelador…. Essa mudança radical toca-o profundamente, a tal ponto de levá-lo a refugiar-se no sono, o que ele faz mais do que qualquer outra coisa. Considerado divertido pelos companheiros, ele não gosta que zombem dele e espera um dia recuperar sua liberdade perdida. Ele é um incansável viajante e ama dirigir veículos motorizados e esmagar inimigos, esperando através disto alcançar algum tipo de reconhecimento.

manual do jogo

O Colono é a unidade fundamental do jogo, a partir da qual todas as outras (com exceção das unidades aéreas) são treinadas. A mecânica de recrutamento de novos colonos é discutida com maior amplitude aqui. Vale ressaltar a importância de ter uma cadência saudável de criação de novos Colonos para que sua economia (e seu exército) possam crescer de acordo com a demanda. Também vale destacar a necessidade de tomar cuidado para não converter todos os Colonos em outras unidades, caso contrário não é possível recrutar mais Colonos. Os Colonos são essenciais tanto para treinar unidades como também para operar seus edifícios.

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Fazendeiro

Fazendeiro

FAZENDEIRO

  • Unidade Civil
  • Custo: Comida: 5
  • Visão: 5/10
  • Ferramenta: alfanje
  • Papel: colher Comida
  • Recrutamento: Santuário

A VIDA DE UM FAZENDEIRO

Irmão de um acadêmico e filho de um Colonizador, ele é o melhor amigo do seu primo Mecânico. Com a pele marcada e rachada por anos de trabalho intenso, sabe seu lugar na sociedade, pois descobriu precocemente ter um dedo verde e aprendeu a usar a colheitadeira para colher o sustento do solo. Ele trabalha duro e é um homem de poucas palavras, o que não o impede de lutar contra um Espadachim que o atrapalhe no seu serviço. Um de seus maiores desejos é a criação de uma máquina de colheita, para que ele não precise mais sujar suas mãos o tempo todo. Seu maior sonho, entretanto, é se tornar um Druida da Terra e entrar em comunhão com a natureza.

manual do jogo

O Fazendeiro é responsável pela coleta de Comida do seu clã. Considerando que a comida é parte integral do recrutamento de colonos, treinamento de unidades, e construção de edifícios, é desnecessário dizer o quão importante é ter uma quantidade razoável de Fazendeiros coletando alimentos para suas bases. Diferente do que o manual do jogo traz em termos de informações, o custo de um Fazendeiro é de 4 Comidas — sendo portanto a unidade mais barata do Santuário e a segunda unidade mais barata do jogo; a primeira sendo o Mensageiro. O Fazendeiro provavelmente é uma das primeiras unidades que você irá recrutar em qualquer missão.

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Mecânico

Mecânico

MECÂNICO

  • Unidade Civil
  • Custo: Comida: 6
  • Visão: 5/10
  • Ferramentas: chave inglesa
  • Papel: colher Restos de Metal, construir/reparar veículos.
  • Recrutamento: Santuário

A VIDA DE UM MECÂNICO

Filho do Mensageiro, primo em primeiro grau do Capitão, ele provou ser brilhante na comunicação com o Assassino. Seu gosto peculiar advém de um acidente banal na juventude: ele estava brincando com uma máquina a vapor e teve suas costas queimadas. Desde então ele não conseguiu mais sossegar, preferindo trabalhar em máquinas e motores. Ele possui uma verdadeira paixão por velocidade e trata seus veículos como bebês. A única coisa capaz de preencher suas fantasias mais selvagens seria uma solução de limpeza que tirasse completamente a graxa de suas mãos.

manual do jogo

O mecânico cuida primariamente da coleta de Partes Mecânicas. Por estarem esparsamente espalhadas pelo mapa, o Mecânico compensa esse fato sendo ligeiramente mais rápido que as demais unidades civis. Contudo, é uma unidade tão frágil quanto às outras e potencialmente mais exposta, visto que diferente de fazendas (abóboras) e minas, que estabelecem uma operação de extração de recursos mais localizada e fixa, o Mecânico acaba precisando se deslocar para regiões mais longínquas para coletar as Partes Mecânicas. Além disso, comumente as regiões com melhores fontes de Partes Mecânicas normalmente são também onde o Grupo dos Assassinos e as Criaturas das Sombras costumam surgir.

A outra habilidade do Mecânico é reparar veículos. Contudo, o Mecânico só consegue reparar um veículo até 50% de seus pontos de vida, o que de certa forma reduz a efetividade dessa habilidade. Combinado com o fato de que os projéteis trocados entre veículos de combate causam grande dano, raramente é possível efetuar reparos durante o combate. Por fim, note que quando um veículo é destruído as partes mecânicas usadas em sua fabricação são retornadas (ao chão), o que de certa forma pode tornar mais interessante destruir um veículo danificado e reconstruí-lo, gastando apenas Comida extra no processo. Melhor do que ter um veículo destruído em campo de batalha, principalmente em uma base inimiga que poderá posteriormente utilizar estas Partes Mecânicas perdidas.

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Construtor

Construtor

CONSTRUTOR

  • Unidade Civil
  • Custo: Comida: 6
  • Visão: 5/10
  • Ferramentas: martelo
  • Papel: garimpar, construir e reparar edifícios.
  • Recrutamento: Santuário

A VIDA DE UM CONSTRUTOR

Irmão de um Soldado, primo do Mecânico, ele possui grande solidariedade pelo seu avô Colonizador. Suas habilidades com construção apareceram durante uma tempestade: ele salvou vidas montando rapidamente um abrigo com restos de madeira. Mais tarde, ele desenhou e construiu o Santuário. Os Colonizadores convenceram-no a construir quartos secretos na sua nova casa (por exemplo, a destilaria). Logo acabaram, entretanto seus materiais para a construção destes aposentos, o que o forçou a desenvolver habilidades de garimpeiro para coletar novos recursos. Sendo consideravelmente independente, ele gosta de ser deixado em paz para fazer seu serviço sem a presença de um chefe nas suas costas o dia todo.

manual do jogo

O Construtor forma, ao lado do Colono e do Fazendeiro, a estrutura econômica fundamental de seu clã. O Construtor é responsável tanto por erguer seus edifícios como também por coletar Pedras para construção. Diferente da coleta de Comida, tipicamente não é necessário ter um número grande de Construtores. Tudo depende da configuração da operação de extração de Pedras — a distância e o percurso entre a Mina e o Armazém, por exemplo. É útil ter vários Construtores também para acelerar as construções. Por fim, Construtores podem reparar edifícios sem custo.

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Infantaria

Classifico como unidades de infantaria todas as unidades provenientes da Caserna. São unidades militares básicas que podem compor os números do seu exército.

Soldado

Soldado

ESPADACHIM

  • Unidade Militar
  • Custo: Comida: 6
  • Visão: 5/10
  • Arma: cimitarra e escudo
  • Papel: combate corpo-a-corpo
  • Recrutamento: Alojamento

A VIDA DE UM ESPADACHIM

Filho do Capitão, irmão do Construtor, ele é o braço direito do Incinerador. Desde criança ele sonhava em lutar e é natural encontrá-lo hoje em dia treinando duro no alojamento. Infelizmente, sua inteligência não atingiu o mesmo nível da sua habilidade bélica, e por isso ele é o último na escala de comando. Ele está convencido, entretanto, que um dia ele liderará um poderoso exército para a vitória no campo de batalha. Corajoso em combate, ele prefere lutar em grandes unidades, pois não está interessado em tornar-se herói. Se chegar um dia de paz no qual ele deverá depor suas armas, ele sentirá prazer em ficar pela Biblioteca tentando aprender algo.

manual do jogo

O Soldado é a força mais básica que pode ser recrutada, estando disponível desde a primeira missão. Para uma unidade de entrada o Soldado é bastante útil. Efetivo em quantidade, capaz de segurar ataques do Grupo dos Assassinos e das Criaturas das Sombras, bem como para eliminar forças básicas de outros clãs. O Soldado e o Incendiário são as únicas unidades melee (corpo a corpo) do jogo, e entre estas eu prefiro de longe o Soldado; possui um ataque confiável e uma resistência a danos razoável.

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Incendiário

Incendiário

INCINERADOR

  • Unidade Militar
  • Custo: Comida: 5 / Pedras: 1
  • Visão: 6/10
  • Arma: lança-chamas
  • Alcance: corpo-a-corpo
  • Papel: transformar unidades inimigas em cinzas
  • Recrutamento: Alojamento

A VIDA DE UM INCINERADOR

O próximo em hierarquia depois do Capitão, ele é rápido para pegar informações úteis. Quando criança ele gostava de brincar com fogo, mas “quem brinca com fogo é pra se queimar”, e isso é exatamente o que aconteceu. Um dia ele decidiu que iria dominar o gás e o fogo, e montou um lança-chamas caseiro. Uma fagulha escapou do gatilho e atingiu o gás, acabando com todos os seus planos grandiosos de “domínio”. Felizmente ele escapou com ferimentos leves. Quando o seu pai cientista descobriu sobre o incidente, veio-lhe à mente a idéia de montar unidades de Incineração. O maior prazer do Incinerador é ouvir a madeira crepitar no fogo gerado pelo seu lança-chamas. A única desvantagem do lança-chamas é seu peso exagerado. Para minimizar esse problema ele está atualmente desenvolvendo um modelo ultra-leve para unidades de cavalaria.

manual do jogo

O Incendiário é uma unidade fundamentalmente projetada para destruir edifícios; de longe é uma das unidades mais eficientes em fazê-lo. Contudo, para o combate com outras unidades até mesmo o Soldado é preferível. O ataque do Incendiário é efetuado de um jeito que existe um atraso entre o ato do ataque e o dano em si. O vídeo abaixo mostra um exemplo:

Incendiário e seu atraso de ataque

Isso pode acontecer tanto com o próprio Incendiário, conforme o exemplo, como também com outras unidades suas (ou pior, aliadas). Em resumo, o ataque do Incendiário não é confiável. Uma pequena força de Incendiários pode ser usada como grupo adicional, paralelo, para destruir edifícios rapidamente enquanto a força principal cuida das unidades inimigas.

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Arqueiro

Arqueiro

LADRÃO/ARQUEIRO

  • Unidade Militar
  • Custo: Comida: 8
  • Visão: 10/10
  • Arma: arco e flecha
  • Alcance: 10
  • Papel: arqueiro, ladrão de tecnologia e recursos
  • Recrutamento: Alojamento

A VIDA DE UM LADRÃO

Presumivelmente filho do Mensageiro, ele aprendeu muito rápido a se virar, e roubar foi a melhor forma que ele encontrou para fazê-lo. Ele também aprendeu que roubar não é o suficiente: colocar uma seta entre os olhos de um passarinho voando a 50 passos de distância é divertido, também. O Arqueiro possui uma outra arma: sua língua. Ele sempre a usa para trazer o chefe para seu lado. Apesar desta habilidade útil, ele nunca será encontrado em uma mesa de negociações, pois ele prefere de longe cuidar de seus próprios afazeres. Seu único ponto fraco é sofrer de náuseas, tornando-o incapaz de voar em expedições no Balão. Após roubar algo, ele desaparece, pois sua missão foi cumprida.

manual do jogo

O Arqueiro é uma das melhores unidades do jogo. Seu ataque à distância tem um excelente alcance — melhor que de outras unidades e melhor do que turrets (torres de defesa), como a Catapulta e o Canhão. Além disso, seu ataque “atravessa” terrenos elevados, diferente de unidades como o Capitão e o Sun. Ou seja, em mapas ou regiões com terreno acidentado o Arqueiro é a melhor solução de defesa e ataque. É claro que contra unidades mais parrudas, como veículos, é necessário deslocar e coordenar uma pequena força de Arqueiros. Outra desvantagem é ser uma unidade de infantaria, portanto suscetível a atropelamentos (inimigos ou amigos). Por isso, em missões mais finais é muitas vezes necessário combinar Arqueiros com algum veículo ou unidade montada que sirva como barreira contra veículos. Em todo caso, uma força grande o suficiente de Arqueiros dificilmente é batida.

O Arqueiro também pode atuar como ladrão, conforme visto aqui. O roubo de tecnologias é particularmente interessante pois permite, mesmo que de maneira limitada, burlar o limite de duas descobertas por missão.

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Capitão

Capitão

CAPITÃO

  • Unidade Militar
  • Custo: Comida: 10 / Pedras: 3
  • Visão: 8/10
  • Armas: canhão de cristal
  • Alcance: 8
  • Papel: comandante rígido das tropas
  • Recrutamento: Alojamento

A VIDA DO CAPITÃO

O filho mais velho de um Druida, ele passou pela Iniciação do Cristal e ficou com uma lasca deste presa a seu ombro esquerdo. Ao invés de se desesperar, ele colocou-a em bom uso, transformando-a em uma arma. Ele não poderia se tornar um Druida por causa de seu braço artificial, então ele confinou seu tronco em uma armadura de titânio e treinou-se para se tornar uma máquina sanguinária sem misericórdia. Metade homem, metade robô, ele possui força hercúlea e a habilidade inata de “ler” inimigos, o que o torna valioso para as forças armadas. Quanto ao seu perfil psicológico, ele é o único capaz de controlar o poder do Canhão de Cristal; ele até mesmo auxiliou os pesquisadores no processo de delineamento. Ninguém é tão inteligente e bravo e sua posição como Capitão das Forças Armadas é incontestável. Sua presença inspira as tropas e gera suspiros de medo entre as fileiras inimigas.

manual do jogo

O Capitão é a unidade mais avançada de infantaria em termos de capacidade de ataque, velocidade, e resistência. Versátil, pode ser rapidamente posicionado em campo de batalha e é capaz de cobrir grandes distâncias com muito mais eficiência que seus companheiros de Caserna — o Capitão é uma ótima opção para compor suas forças. Mesmo uma pequena força de Capitães é capaz de causar estragos na economia do inimigo. Uma força suficientemente grande pode fazer frente até mesmo a um grupo de Suns. Contudo, o Capitão sofre dificuldades para atacar inimigos em regiões de mina, sendo necessário o uso de unidades mais apropriadas como Arqueiros e Bunkers.

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Cavalaria

Unidades de “cavalaria” — ou, como mencionado no manual do jogo, “unidades animais” — são treinadas no Circo. São unidades rápidas, resistentes a dano, porém em média levemente mais caras que as de infantaria. Além disso, ambas as unidades de Circo são obtidas através de descobertas científicas na área de agricultura, o que oferece uma alternativa estratégica interessante ao caminho inicial mais usual de optar pela área militar.

Dell’Orso

Dell’Orso

ASSASSINO

  • Unidade Militar
  • Custo: Comida: 10 / Pedras: 2
  • Visão: 7/10
  • Arma: mosquete high-tech
  • Alcance: 4
  • Papel: lutar bravamente
  • Recrutamento: Circo

A VIDA DE UM ASSASSINO

Filho mais novo de um Colonizador, primo em primeiro grau do Capitão, ele aprendeu rapidamente a natureza das feras selvagens e domesticou-as. Ele perdeu o contato com outros humanos e a expressão “ele vive como um urso” o descreve perfeitamente. Ele não gosta de falar com outras pessoas e é muito desconfiado. Um cavaleiro brilhante com coração valente, ele luta ferozmente para proteger sua monta e os animais localizados no Circo. Todos os membros da família circense unem-se quando em perigo, uma habilidade aprendida após anos de treino em times acrobáticos….

manual do jogo

O Dell’Orso é uma unidade montada rápida, forte, com ataque potente, e com excelente resistência a danos. Seu custo é relativamente alto — basicamente o mesmo de um Capitão. A vantagem do Dell’Orso é observada principalmente no começo do jogo, visto que é possível obtê-lo logo nas missões iniciais através de descobertas na área de Agricultura. O Dell’Orso tem um ataque muito mais confiável e eficiente que o Rhino, cujo projétil pode atingir o terreno fora da unidade alvo. O alcance do Dell’Orso, no entanto, é limitado, o que pode torná-lo vulnerável a grandes forças de Arqueiros e Bunkers.

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Rhino

Rhino

PISOTEADOR

  • Unidade Militar
  • Custo: Comida: 15 / Pedras: 5
  • Visão: 7/10
  • Arma: short morteiro
  • Alcance: 8
  • Papel: lutador incansável
  • Recrutamento: Circo

A VIDA DE UM PISOTEADOR

Sobrinho do Capitão, filho mais novo do Druida, ele encontrou seu chamado a sua montaria favorita, os rinocerontes. Ele possui poder destrutivo, e o rinoceronte furioso dá- lhe mais do que ele pode administrar. Como seu amigo Assassino, ele prefere a companhia das bestas à do ser humano. Reza a lenda que enquanto treinava para um espetáculo circense um vagabundo de rua tentou roubar-lhe o rinoceronte. O pequeno meliante terminou empalado por um chifre de rinoceronte e a idéia do Pisoteador nasceu. Enquanto isso, o marginal se recuperou e tornou-se um “matador” de rinocerontes.

manual do jogo

O Rhino é a segunda e última unidade militar proveniente das tecnologias de agricultura. É uma unidade rápida e forte, porém com um ataque pouquíssimo confiável. Similar ao Incendiário, há um atraso entre o ataque e o projétil. Além disso, o projétil em si não necessariamente atinge o alvo inicialmente determinado. São estas características que tornam o Rhino efetivo apenas em números.

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Mecânicas

Unidades mecânicas são fabricadas na Oficina. A maioria dos veículos requer tecnologias militares — com a curiosa exceção do Sun, que vem de uma tecnologia da lista de magia. São unidades relativamente baratas — novamente, com a exceção do Sun. Um Bunker, por exemplo, tem o mesmo custo de comida de um Capitão. Tanto o Bunker como o Sun também tem a capacidade de atropelar unidades a pé, o que é particularmente eficiente contra forças inimigas de infantaria.

Speeder

Speeder

ACELERADOR

  • Unidade Militar
  • Custo: Comida: 8 / Metal: 4
  • Visão: 5/10
  • Arma: metralhadora de resfriamento a líquido
  • Papel: veículo de proto ataque
  • Range: 4

O SERVIÇO DO ACELERADOR

Rápido, leve e relativamente barato, o Acelerador é o veículo ideal para reconhecimento. Com sua metralhadora resfriada a líquido, pode servir também como veículo de ataque. O chassis monocoque reforçado oferece características soberbas de manobra, o que ajuda a evitar colisões. Sob o capô há um V-12 super-modificado que fornece 800 cavalos com 10,000rpm. Os primeiros modelos fora de linha vibravam tanto que os pinos saltaram e as partes do corpo desmontaram. Não é necessário dizer que os problemas foram retificados e que os novos modelos andam macio como seda e rápido como o trovão….

manual do jogo

Dentre as unidades disponíveis para recrutamento, o Speeder provavelmente é a unidade mais rápida. Capaz de atravessar o mapa em questão de segundos, um grupo de Speeders sem dúvida é uma força flexível, capaz de eliminar pequenas bases e arrasar a economia de um jogador rapidamente. Seu alcance de ataque é curto comparado a outras unidades, mas sua rapidez para chegar no alvo compensa essa deficiência. Além disso, o Speeder é a primeiro veículo que se torna disponível através das tecnologias militares (é a oitava tecnologia desta lista, portanto potencialmente disponível a partir da sétima missão).

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Bunker

Bunker

RIBOMBADOR

  • Unidade Militar
  • Custo: Comida: 10 / Metal: 5
  • Visão: 10/10
  • Arma: Canhão Explosivo
  • Papel: transporte de tropas e veículo de ataque
  • Alcance: 10

O SERVIÇO DO RIBOMBADOR

O Ribombador é um veículo de transporte pesado que vem carregado com mega poder de fogo - o Canhão Explosivo, um canhão feito sob encomenda para transformar pedra em poeira e inimigos em um monte de sangue e vísceras! Seus dois motores a vapor estão protegidos por uma blindagem de 5 cm, oferecendo proteção mais do que ampla para os passageiros. Em uma pequena idéia de gênio, os engenheiros mecânicos descobriram um jeito de desviar calor do motor para compartimento de passageiros, para proporcionar maior conforto nos dias de tempo ruim. O único problema deste equipamento é seu sistema de suspensão: ele não existe. Isso significa uma viajem dura, chacoalhante e cheia de reclamações dos passageiros.

manual do jogo

O Bunker é provavelmente uma das unidades mais poderosas do jogo. Com um custo modesto de 10 Comidas e apenas 5 Partes Mecânicas, um pequeno grupo de Bunkers tem potencial para ser praticamente imbatível. O Bunker conta com uma boa cadência de tiro e um ataque que atinge toda a região adjacente ao tiro — splash damage, como normalmente esse tipo de dano é caracterizado em jogos. Isso o torna extremamente eficiente contra edifícios e unidades 2x2, caso de todas as unidades do Circo e da própria Oficina. E para completar, por ser um veículo pesado, o Bunker também pode atropelar unidades menores, como civis e de infantaria. Em muitos casos é mais eficiente atropelar estas unidades do que atirar — e, novamente, em grupo essa técnica se torna ainda mais eficiente. Mesmo um grupo de Suns (o dobro do custo de um Bunker) terá problemas ao enfrentar um grupo de Bunkers. Todas essas vantagens vem com um custo, é claro: construir Bunkers exige a 15ª tecnologia da árvore militar.

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Ceifeiro

Ceifeiro
  • COLHEITADEIRA -

  • Unidade Civil
  • Custo: Comida: 10 / Metal: 8
  • Visão: 5/10
  • Arma: Nenhuma
  • Papel: colher Comida
  • Número de passageiros: pode comportar um máximo de 5 unidades (5 passageiros ou 5 sacas de Comida ou uma combinação de ambos).

O TRABALHO DA COLHEITADEIRA

Manuseada por um servidor civil, esse veículo movido a vapor dá ao Fazendeiro uma grande ajuda. Antes de sua existência, o Fazendeiro trabalhava 16 horas por dia para alimentar os Colonizadores. O motor a vapor alinhado com virabrequim de cabeçote duplo suspenso do modelo retrô R1 foi construído para condições extremas e cargas pesadas, enquanto seu padrão interior de veludo com assentos baixos e um sistema estéreo com 4 alto-falantes oferece conforto sem precedentes e grande prazer ao dirigir (direção ultra-macia é oferecida apenas nos modelos da série CHRONO). O preço baixo e grande capacidade de carga tornam essa máquina absolutamente essencial para o futuro do seu clã..

manual do jogo

O Ceifeiro é a única unidade mecânica “civil” do jogo. Sua velocidade e capacidade de carga o tornam extremamente versáteis e eficientes na coleta de Comida, potencialmente substituindo sua operação de extração baseada apenas em Fazendeiros. Contudo, o Ceifeiro só pode descarregar em um Armazém (ou no chão). Note que, assim como qualquer outro veículo, o Ceifeiro pode ser pilotado por outras unidades além do Colono. É possível, por exemplo, usar o Ceifeiro para transportar unidades militares para o campo de batalha; ou, para transportar unidades civis de maneira segura.

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Bombardeiro

Bombardeiro

BOMBARDEIRO

  • Unidade Militar
  • Custo: Comida: 12 / Metal: 6
  • Visão: 5/10
  • Papel: depositar explosivos no solo
  • Alcance dos Explosivos: 4
  • Número de Explosivos: 5 (carregados na Garagem)

O SERVIÇO DO BOMBARDEIRO

O Bombardeiro e um veículo terrestre. Explosivos são tão instáveis que o Mecânico equipou este equipamento com o sistema de suspensão mais moderno.

manual do jogo

Dentre as unidades da Oficina, o Bombardeiro talvez seja o menos interessante. A função do Bombardeiro é espalhar minas terrestres pelo mapa. A mina irá aniquilar boa parte das unidades inimigas ao ser ativada, o que a princípio tornaria o Bombardeiro um ótimo meio de proteger sua base. Contudo, os mapas em Rising Lands costumam ser bem abertos, o que já de cara reduz a utilidade das minas. O principal problema, no entanto, é recarregar o Bombardeiro. Quando construído o Bombardeiro vem com apenas uma mina. Para recarregar é necessário levá-lo até uma Garagem. O problema é que a Garagem é obtida somente na outra árvore tecnológica, a civil. O Bombardeiro é a 12ª tecnologia militar, e a Garagem é a 9ª tecnologia. Ou seja, o conjunto completo só está disponível após 21 descobertas — na melhor das hipóteses, 13ª missão. E claro, deixando de chegar até o Bunker e sem qualquer pesquisa em agricultura.

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Sun

Sun

FOGO DO INFERNO

  • Unidade militar-religiosa
  • Custo: Comida: 20 / Metal: 10
  • Visão: 10/10
  • Arma: canhão poderoso
  • Papel: transporte de tropas e veículo de ataque
  • Alcance: 8

O PAPEL DO FOGO DO INFERNO

Os Druidas receberam essa invenção com grande júbilo. Finalmente um veículo totalmente movido a luz solar através do poder da física aplicada. Seus canhões tremendamente poderosos cospem fogo do inferno, daí o nome. As fendas oculares permitem ao motorista e Druidas dirigir-se ao alvo e transformá-lo em torresmos….

manual do jogo

O Sun compete diretamente com o Bunker como os melhores veículos (e unidades) do jogo. Seu ataque é rápido e extremamente poderoso, eliminando a maioria das unidades civis e de infantaria em dois tiros. Contra edifícios e veículos apenas o Bunker é mais poderoso, o que oferece um desafio: equilibrar o número de Suns e Bunkers para eliminar tanto forças de infantaria como veículos inimigos. Por outro lado, o Sun é também a unidade mais cara do jogo, principalmente em termos de Partes Mecânicas. Não é fácil juntar 10 Partes Mecânicas, e com essa mesma quantidade é possível construir dois Bunkers. Apesar disso, individualmente, o Sun é a unidade mais poderosa do jogo. Outra peculiaridade é a tecnologia que destrava o Sun: a 5ª da árvore de magia.

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Aéreas

Unidades aéreas são treinadas no Heliporto. O Balão vem automaticamente com o Heliporto e serve tanto para transportar unidades como para explorar o mapa e espionar outros clãs. O Helicóptero é uma unidade de ataque rápida porém com capacidade limitada.

Balão

Balão

BALÃO

  • Unidade aérea
  • Custo: vem grátis com seu Heliporto
  • Visão: 10/10
  • Papel: transporte de tropas
  • Número de passageiros: 5

O SERVIÇO DO BALÃO

Usando idéias básicas de um pedaço de pergaminho assinado por ‘Mongolfier’ (o inventor do balão), alguns engenheiros aeronáuticos se uniram para carimbar essa invenção. É a única máquina voadora que pode mover suas tropas (excetuando-se o Arqueiro) pelo ar. O Balão é indestrutível.

manual do jogo

O Balão é uma unidade de transporte versátil. Capaz de carregar cinco passageiros (seis, com os upgrades da árvore tecnológica civil), o Balão pode ser usado tanto para transporte como para exploração e espionagem. O Balão é automaticamente treinado assim que o Heliporto é construído E populado por ao menos um Colono. O Balão surge de uma região do mapa (normalmente do norte) e, se não for movido, é trazido automaticamente ao seu Santuário. Se seu último Heliporto for esvaziado ou destruído você perde o controle do Balão, que é levado eventualmente para fora do mapa. Note que quaisquer unidades dentro do Balão serão perdidas nesse processo. Mesmo sem poder controlar o Balão ainda é possível retirar (e colocar, se é que isso faz sentido) unidades. Por fim, Arqueiros não podem entrar no Balão — o que é uma pena, a combinação tática seria fantástica, visto que o Arqueiro é capaz de atuar bem mesmo em terrenos acidentados. Mesmo assim o Balão é extremamente útil em missões que exigem a construção de Santuários em locais do mapa — notadamente as últimas missões, que exigem a construção de um Santuário no sudeste.

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Helicóptero

Helicóptero

HELIPED

  • Unidade aérea
  • Custo: Comida: 20 / Metal: 3
  • Visão: 10/10
  • Arma: Bombas
  • Papel: unidade de suporte aéreo
  • Alcance: 4
  • Número de passageiros: nenhum

O SERVIÇO DO HELIPED

O Heliped é o resultado de pesquisa apaixonada. Acadêmicos reclamavam incessantemente a respeito do calor, até que resolveram construir um ventilador gigante. Quando eles ligaram-no, ele destruiu todos os edifícios ao seu redor. Obviamente não daria para usá-lo deste jeito, então eles voltaram à prancheta e surgiram com uma poderosa unidade aérea - o Heliped….

manual do jogo

O Helicóptero é uma unidade pouco usual — no mesmo nível do Bombardeiro. Diferente do Balão, o Helicóptero deve ser construído no Heliporto — e não é barato. Seu ataque é o bombardeio aéreo; relativamente poderoso, porém bastante limitado em termos de cargas. O Helicóptero tem a vantagem de ser alvejado apenas pelo Arqueiro e pelo Capitão, portanto ele pode ser usado para ataques rápidos contra unidades específicas. Mesmo assim, para matar qualquer unidade a pé são necessários pelo menos três ataques — dos cinco que o Helicóptero pode efetuar antes de recarregar suas bombas, o que é feito no Heliporto (basta selecionar o Helicóptero e clicar no Heliporto). Ou seja, cada rodada de ataques só é capaz de matar uma unidade, o que torna o Helicóptero pouquíssimo eficiente. Contudo, é uma unidade rápida e aérea, portanto pode explorar rapidamente o mapa.

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Especiais

Classifico como unidades especiais o Mensageiro (diplomacia e comércio) e o Druida (magia).

Mensageiro

Mensageiro

MENSAGEIRO

  • Unidade Militar
  • Custo: Comida: 2
  • Visão: 5/10
  • Arma: nenhuma
  • Papel: negociar com outros clãs
  • Recrutamento: Mercado

A VIDA DE UM MENSAGEIRO

O Mensageiro é um dos membros mais interessantes do clã. Ele foi o que mais se beneficiou de sua infância entre os intelectuais, o que fica evidente quando ele abre sua valise de couro para as negociações no Mercado. Essas habilidades lhe valeram o apelido de “Chapéu Negro”. Seus sapatos feitos a mão permitem que ande por longas distâncias sem criar calos ou se sentir fatigado. O Mensageiro é absolutamente essencial para fechar negócios e formar alianças. Totalmente obcecado pela sua missão diplomática, ele chega até a esquecer de comer.

manual do jogo

O Mensageiro é a unidade responsável por conduzir sua diplomacia e comércio — mais sobre esses tópicos aqui e aqui. O Mensageiro é a unidade mais barata do jogo, custando apenas 2 Comidas. Além disso, é mais rápido do que as outras unidades de infantaria e é neutro em relação aos inimigos — não é atacado por clãs inimigos e nem mesmo pelo Grupo dos Assassinos ou pelas Criaturas das Sombras. Portanto, o Mensageiro é uma boa unidade para ser usada para exploração do mapa. Embora o arquivo de configuração do jogo não mostre diferença nos parâmetros do Mensageiro, de fato a impressão durante o jogo é que ele precisa se alimentar menos que as outras unidades.

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Druida

Druida

DRUIDA

  • Unidade Militar-Religiosa
  • Custo: Comida: 20
  • Visão: 5/10
  • Arma: Cetro
  • Alcance: corpo-a-corpo ou lançamento de Feitiços à distância
  • Papel: estudar para se tornar Mestre do Cristal
  • Recrutamento: Templo ou Templo de Fusão

A VIDA DE UM DRUIDA

Filho de um acadêmico, ele é rejeitado por todos os membros de sua família, especialmente pelo seu tio Capitão. Ele vive uma vida reclusa, buscando incessantememente por níveis de conhecimento e espirituais mais altos. Sua busca solitária levou-o a buscar o Domínio do Cristal. Paciente e obstinado, ele é imensamente forte quando está no comando de seus poderes psíquicos. Detestando todas as formas de contenção física, ele recusa-se a usar qualquer tipo de armadura, estando totalmente desprotegido quando atacado. O Druida é governado pelo desejo de evitar as pessoas, e obter a perfeita “Unidade” com a energia do Cristal.

manual do jogo

O Druida é a única unidade do jogo com capacidades mágicas. O Druida possui um ataque melee que é extremamente fraco e só pode ser executado através da tecla ALT — e não pode alvejar uma unidade diretamente. Sua habilidade principal é efetuar magias. O principal problema é o custo dessas magias. Um Druida com a evolução máxima da árvore de magia tem 20 pontos de Mana. A magia do Nova — ataque similar ao de um Bunker ou do Canhão — custa 8 pontos de Mana. Ou seja, na melhor das hipóteses são apenas dois ataques. Outras magias podem ser mais baratas mas tem duração muito curta, como a magia do Espelho. Enfim, o Druida junta-se ao Bombardeiro e ao Helicóptero como unidades pouco usuais e pouco usadas em jogos sérios.

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Criaturas das Sombras

As Criaturas das Sombras começam a aparecer no jogo a partir da sétima missão. Assim como o Grupo dos Assassinos, são unidades que aparecem aleatoriamente durante o jogo para atacar unidades e construções dos clãs.

Raptor

Raptor

O Raptor parece um lagarto ou um pequeno dinossauro. É uma unidade extremamente rápida com um ataque parecido com o do Incendiário, com um atraso entre o início do ataque, a animação, e o dano em si. Aparece logo na 7ª missão, normalmente logo no início da mesma. Costuma ser bastante irritante já que se move rapidamente, podendo causar danos consideráveis a unidades civis, como grupos de Fazendeiros. Também costuma danificar construções, particularmente seus Armazéns. Em missões mais avançadas as Criaturas das Sombras costumam atacar em bandos — spawnando ao mesmo tempo no mapa. Ou seja, quando você é atacado por um ou dois Raptors, fique em alerta: pode ser sinal de um ataque maior com outras criaturas menos velozes, como o Bukka e o Esmagador.

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Bukka

Bukka

O Bukka age basicamente como um Arqueiro, tanto em termos de ataque como movimentação. Costuma aparecer por volta da 11ª missão, normalmente sozinho ou acompanhado por Raptors. Seu ataque rápido pode eliminar rapidamente unidades mais expostas, como Fazendeiros e Construtores. Por ser mais lento, no entanto, é fácil deslocar suas unidades de modo a evitar seus ataques — e aí deslocar unidades militares para eliminá-lo.

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Lançador

Lançador

O Lançador é um atirador de pedras montado no que parece ser um javali gigante. O Lançador é uma versão melhorada do Bukka, com movimentação superior e mais resistente a danos. Por exemplo, considerando unidades sem maiores upgrades, cada ataque do Arqueiro desfere 15 pontos de dano contra um Bukka — versus 12 contra um Lançador. Considerando um Sun a diferença é ainda maior: 80 contra o Bukka versus 50 contra o Lançador. O Lançador costuma aparecer um pouco depois do Bukka, talvez a partir da 14ª missão.

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Esmagador

Esmagador

O Esmagador é a unidade mais perigosa das Criaturas das Sombras. Um gigante com braços compridos e pernas curtas, seu ataque é razoável mas sua resistência a danos é imbatível. Mesmo um Sun tipicamente precisa de pelo menos quatro tiros para derrubar um Esmagador. Combinado com outras forças, tipicamente Lançadores e Bukkas, as Criaturas das Sombras finalmente contam com um tank (expressão usual para indicar unidades capazes de absorver danos inimigos enquanto outras causam danos) para atacar suas bases.

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Estalador

Estalador

O Estalador é a última e mais estranha das Criaturas das Sombras. Um tipo de tartaruga radioativa, o Estalador irá começar a aparecer por volta da 19ª missão. Tipicamente seu comportamento é completamente inútil; por ser uma unidade lenta e, aparentemente, com uma capacidade nula de encontrar seu caminho até o alvo, o Estalador raramente ataca alguma unidade nesses mapas. A única missão que o Estalador pode ter alguma atuação de fato é na 23ª missão.

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